Na eleição das maravilhas do mundo moderno, muitas outras atrações e verdadeiras maravilhas receberam votos:
– Acrópoles de Atenas
A maioria dos templos da Acrópolis de Atenas foram construídos na chamada idade dourada de Atenas, entre 460 e 430 A.C. (antes de Cristo). Nesta época a Grécia juntava arte, riqueza e democracia. O Partenon, seu principal templo, é uma jóia da arquitetura grega clássica e encanta a todos os visitantes.Podemos ver, ainda, outros templos como o Erection, e o Niké. O acesso é monumental e chamado de Propilea.
Em cima de uma colina domina a cidade de Atenas e é vista por boa parte da cidade. A noite, sua iluminação a deixa ainda mais bela.
Não fez parte das 7 maravilhas do mundo, mas é uma atração imperdível.
– Alhambra de Granada
O complexo de Alhambra, inicialmente uma pequena fortaleza, construída em 889, foi reconstruído e ampliado no século 13 e se converteu no Palácio Royal em 1333.
É o maior, o mais belo, o mais conservado e o mais antigo Palácio Mouro no mundo. Inúmeros Palácios, cada um mais bonito que outro fazem o complexo do Alhambra. O Palácio de Comares é a obra mestra de Alhambra. O Palácio de Muhammad V tem inúmeras atrações como o Pátio dos Leões. Segue a Sala de Mozárabes, com seu estilo barroco. A Sala dos Reis com suas cúpulas pintadas. A Sala das Irmãs, considerada a mais rica de todas. O Palácio de Carlos V mostra um contraste com os demais Palácios. Ainda temos o Museu nacional de arte Hispânica-Muçulmana, a Igreja de Santa Maria, o Convento de São Francisco e os jardins do Generalife.
E tudo isto fica numa linda cidade espanhola, com enorme estrutura turística.
– Angor Wat – Siem Rep
O Parque Arqueológico de Angor se estende por 400 km2 e, incluindo área de floresta e contém as ruínas magníficas de várias capitais do Império Khmer dos séculos 9 a 15. Os mais famosos são o Templo de Angkor Wat, de Angkor Thom e o Templo de Bayon. O conjunto todo é espetacular.
O Angor Wat construído na primeira metade do século 12 é o maior monumento do complexo. Está super bem preservado e tem uma arquitetura Khmer, com esculturas típicas, o tornando um dos monumentos mais bonitos e interessantes do mundo. Foi originalmente construído como um templo hindu para o Império Khmer, transformando gradualmente em um templo budista ao final do século 12. Poderia ter sido considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
O Angkor Thom é aquele conjunto em que as árvores saem de dentro dos templos e onde houve um famoso filme com Anjelina Jolie. É um local muito agradável de se passear, pois as construções estão no meio de uma pequena selva, com grandes árvores e muitas construções.
O Templo de Bayon é o terceiro conjunto, também expressivo, mas menos que os demais. Os três sítios podem ser visitados num mesmo dia, se bem aproveitado. As distâncias entre eles é relativamente pequena, se realizadas de automóvel, moto ou mesmo bicicleta.
– Moais da ilha da Páscoa
São 887 estátuas gigantescas de pedra espalhadas pela Ilha de Páscoa, no Chile, construídas por volta de 1200 d.C. a 1500 d.C. pelo povo Rapanui.
Esta eu não conheço! Mas pode ser um local interessante, talvez menos do que a maioria dos demais citados nesta lista.
– Torre Eiffel
Talvez o maior símbolo da França, é impressionante, dominando Paris. Conhecida de todos, dispensa comentários. Mas é uma visita obrigatória de Paris.
– Hagen Sofia – Istambul
É bonita, é impressiva, é grande, é suntuosa, é histórica.
Hagia Sophia em Grego, Sophia or Sancta Sapientia, Ayasofya in Turkish foi uma antiga basílica cristã patriarcal, mais tarde uma mesquita imperial, e agora transformada em museu.
Construída entre 537 até 1453, era uma Catedral Ortodoxa e sede do Patriarca de Constantinopla. No entanto, entre 1204 e 1261, foi convertida em catedral católica aroman sob o Império Latino grego.Foi convertida em Mesquita, entre 1453 até 1931, como símbolo da conquista de Istambul. Foi, então, secularizada e aberto como um museu em 1935.
Famosa por sua abóbada maciça , considerada modelo da arquitetura bizantina, teria mudado “ a história da arquitetura” na época. Permaneceu como a maior catedral do mundo por quase mil anos.
– Templo de Kiyomizu-Dera – Kyoto
Kyoto foi a capital imperial do Japão, local onde as tradições ainda são mantidas e onde existem cerca de 2000 templos, alguns com mais de 1000 anos de existência.
O Templo Kiyomizu é imperdível. No alto de uma montanha, com vista total de Kyoto, consta de vários pavilhões, todos muito trabalhados e bonitos.
Fundado em 798, porem suas construções atuais foram construídas em 1633.Não há um único prego usado em toda a estrutura. O complexo do templo inclui alguns outros templos xintoístas, entre eles o Santuário Jishu, dedicado a Ookuninushi, um deus do amor.
Muito comum nos Templos Japoneses e, também presente em Kiyomizu, são os vários talismãs, incenso e papéis da sorte que são vendidos ao público. E, acreditem, o público compra muito, riem e discutem sua sorte.
– Kremlin
Já me disseram que lá morava o Diabo. Mas ao conhecermos o Kremlin a impressão é oposta. É um local muito bonito, com igrejas encantadoras, prédios históricos e belíssimos, irradiando paz e com uma quietude que nos surpreende.
Ainda é a sede do governo da Rússia. Mas não vemos grandes movimentações ou agitações como na sede de muitos governos. Parece que as manifestações populares não entram nos muros do Kremlin.
O Grande Palácio do Kremlin foi construído entre 1837 e 1849. Foi anteriormente a residência do Czar da Rússia. Atualmente é a residência oficial do Presidente da Federação Russa.
– Praça vermelha
A Praça Vermelha é espetacular. Ao chegarmos na praça vemos a Catedral de Kazan, um prédio espetacular. Do lado esquerdo da entrada, em oposição a Catedral de Kazan fica o prédio do Museu Histórico. Ao fundo, a Catedral de São Basílio, para mim a Igreja mais bonita do mundo (por fora). Na direita temos o Mausoléu de Lenin, um enorme prédio de cor vermelha. Ocupando todo o lado esquerdo está o GUN, um prédio histórico, também belíssimo, transformado num enorme Shopping Center.
A Praça Vermelha simboliza a Rússia e, por si só, junto ao Kremlin, já justificam uma viagem à Moscou.
Moscou não é o nosso tema, nesta crônica, mas é daqueles lugares imperdíveis, que não nos deixa com saudades de voltar.
– Estátua da Liberdade
Acho que a Estátua da Liberdade tem semelhanças e simbolismos como o Cristo Redentor e a Torre Eiffel. É um dos símbolos de Nova York e sua localização impressiona. Mas daí ser uma “maravilha do mundo moderno”…
– Stonehenge – Reino Unido
Stonehenge é um sítio arqueológico pré-histórico localizado nas planícies de Salisbury, na Inglaterra. A estrutura principal é formada por dois anéis de monolitos de pedra, construídos a partir de 3100 a.C.
Esta também não conheço e, pelas fotografias, não desejo conhecê-las.
– Sydney Opera House
É uma construção moderna e imponente na Baía de Sidney. Um prédio muito bonito, que é o cartão postal de Sidney, mas daí a ser uma “maravilha do mundo moderno”…
– Neuschwanstein Castel
Este lindo castelo construído pelo Rei Ludwig, o louco, na Baviera alemã, fica inserido numa montanha muito bonita. Serviu de inspiração para o Castelo da Disney, em Orlando. Mas daí ser uma “maravilha”…
– Tombuctu or Timbuktu
É a Terceira indicação que não conheço. Pelas fotografias para ser uma cidadela muito típica e bonita.
Fundada no século 11, é atualmente uma cidade de Mali, na África. Foi um centro de estudos islâmicos que serviu para a propagação do Islã em toda a África, entre os séculos 13 a 16.
Jorge Ilha Guimarães