Eu pensava: o que vou fazer num lugar cheio de japoneses, com ternos escuros, correndo na rua o dia inteiro. Portanto Tóquio estava descartada de meus roteiros. Até…
Até que um dia passava por cima e resolvi descer pra dar uma olhadinha. Que engano o meu!. Tóquio é uma metrópole com tudo que gostamos numa cidade grande. É uma cidade vibrante, cheia de vida, com muitas atrações, avenidas que poderiam ser comparáveis à 5ª Av de Nova York ou ao Champs Elisée, em Paris.
O povo é até gentil e eles não parecem tão estressados como imaginamos. E, de um modo geral, são muito educados.
Tóquio mistura o ultramoderno com o tradicional. Em Ginza existe um prédio da Sony, de cerca de 10 andares, com cada andar dedicado a uma tecnologia. Lá está o futuro e tudo o que ainda não conhecemos em eletrônica. Aí se pega um metrô e, em poucos minutos, se está em Asakusa, onde o tempo parou e encontraremos o Japão mais tradicional e histórico. Voltamos ao metrô, e logo estaremos em Harakuju, um distrito super fashion.
Tóquio é uma cidade grande, com 13.500 milhões de habitantes, mas seu ponto central é Ginza. Lá é o centro financeiro e onde se encontram os principais shoppings, bancos, hotéis, com muitos restaurantes e bares. Inclusive a sede da excelente cerveja Saporo fica lá e um excelente local para um happy hour.
O bairro de Shinjuku é o mais boêmio, com locais alternativos e vida noturna. Com muitos bares e restaurantes de preço mais baixo, além de boates de várias espécies.
Mas é em Asakusa que Tóquio nos surpreende. Lá o tempo parece ter parado. É um bairro típico japonês, até com gueixas caminhando pelas ruas. Tudo é típico, a maioria das pessoas só fala japonês, na maioria dos restaurantes o cardápio está apenas em japonês e os prédios são típicos. Mas é tudo encantador. Nos sentimos no passado. Lá também está localizado o famoso e espetacular Templo de Senso-Ji.
Outro lugar encantador é o Shinjuku Goyen National Garden. Um enorme parque, com vegetação luxuriante e jardins japoneses. É um local excepcional para caminharmos, relaxarmos e refletirmos.
Mas existem muitos outros locais interessantes, como a Tokyo Central Railway Station, a Tokyo Tower e a Tokyo Skytree, por exemplo.
Ia me esquecendo de falar sobre duas outras coisas. O metro abrange toda Tóquio e é facílimo de ser usado. Em 5 minutos havia dominado o metro e suas linhas.
Por último, a culinária japonesa. É claro que lá existem todos os restaurantes internacionais do planeta, mas os de comida japonesa são, por vezes, sofisticados e nos surpreendem numa culinária de autor, com pratos sempre muito elaborados. A culinária japonesa vai muito além do que estamos acostumados a comer no Brasil.
Jorge Ilha Guimarães