Minha experiência ou porque nunca mais viajarei na 1a classe da Emirates !
A 1ª classe da Emirates tem sido mostrada, nas propagandas e redes sociais, como algo espetacular. Resolvemos ver de perto e fizemos um upgrade com milhas, no vôo Hong Kong – Bangkok.
São apenas 14 cabinas fechadas e muito bonitas, com quebra luzes, televisão enorme, um armário embutido com variadas bebidas não alcóolicas e uma poltrona bem chique e confortável. Impressiona.
Lí o cardápio que, afora uma entrada de salmão com caviar, não chamou a atenção. Mas o menu de bebidas alcoólicas trazia champagne Dom Peringnon e Wiskey Royal Salute.
Sentei e fui acomodar a bagagem de mão acima de mim. Descobri que não tem bagageiros na 1ª classe. A bagagem fica nos pés. Mas havia bom espaço…
Entreguei meu casaco para a aeromoça e ela colocou na minha própria cabine. Não havia um lugar específico para os casacos, como numa classe executiva.
A aeromoça veio saber o que queria beber e pedi um Royal Salute, mas ela disse que só poderia servir depois de decolarmos. Mas tinha a Dom Peringon.
Procurei minha nécessaire porque nada havia trazido, pois iria para a 1ª. Mas não tinha. Queria escovar os dentes e pensei: vai ter no banheiro. Não tinha. Só pude escovar os dentes no hotel, em Bangkok.
Ha… o banheiro era enorme, com chuveiro fechado. Dava até para transar com conforto. Quase tomei um banho, só de frescura, mas como estava limpinho achei que seria muita mão de obra. E havia 2 banheiros para 14 pessoas. Bom, sempre tinha um desocupado.
Finalmente chegou meu Royal Salute, puro é claro, servido fartamente, ocupando mais de meio copo de Wiskey.
Então chegou o jantar. Não havia comido nada na sala Vip, pois teria um jantar de 1ª classe no avião. A entrada com caviar não tinha mais, simples assim. A aeromoça informou que, de entrada, só tinha um carneiro, servido frio, que estava incomível. Além disso havia pedido carneiro no prato principal. Quando este chegou eram 2 microcostelinhas. Fiquei, absolutamente, com fome. E, ainda por cima, o vinho que pedi não era bom. Mas ainda teria a sobremesa, que não chegou. Muito menos os licores, chocolatinhos, café, etc.
Mas minha motivação mais importante ia esquecendo. O lounge de bordo, que nas propagandas aparece com um garçom servindo bebidas e canapés durante o vôo, inclusive com sofás. Bem, este lounge era minúsculo e estava fechado. Sim, não funcionou nas 3 horas do vôo.
Descobri que não sou um passageiro de primeira classe. A executiva é ótima e até dão nécessaire, comida e guardam o casaco.
Jorge Ilha Guimarães