Singapura é a cidade perfeita. É bonita, super limpa (colocar sujeira no chão dá 100 dólares de multa), organizada, florida. O povo é simpático e todos parecem ser ricos (acho que são). O aeroporto é um dos melhores do mundo.
Singapura é o país com melhor IDH dos países Asiáticos, e 9° melhor do mundo. A população é uma mistura de chinês, malaio e indiano. É uma Cidade-Estado e sua riqueza vem dos bancos, do refino do petróleo e do fato de ser um grande entreposto comercial. No seu porto podemos ver dezenas, até centenas de navios esperando para atracar.
No centro da cidade fica a marina que é bem agradável, cuja maior atração é o leão fazendo xixi, símbolo da cidade. (O leão é uma estátua, é claro.)
A Orchad Rd é a avenida principal, cheia de hotéis, shoppings e bancos. É uma excelente caminhada. Mas Singapura tem bairros muito interessantes.
O bairro indiano é bem típico e limpo. Sim, limpo. É um pedaço da Índia, com seus templos, lojas, modo de vida, mas limpo. Acho que os indianos de verdade não se sentiriam tão bem alí.
O bairro chinês também é muito típico. É um pedaço da China, com comida chinesa, pessoas falando chinês, decoração chinesa. Fomos a um restaurante que só serviam chá (não serviam coca-cola).
O bairro árabe também é interessante, igualmente, como nos bairros anteriores, com pessoas seguindo as tradições muçulmanas. Há uma Mesquita bem bonita e uma bonita rua (Arab Street) com comércio típico.
Em todos estes bairros o melhor é caminhar por eles. Se houver tempo só para um, é o indiano. Não se pode deixar de visitar os templos que são bem típicos.
O mais novo prédio de Singapura é aquele com 3 prédios iguais e um “barco” em cima. Embaixo existe um grande e bonito shopping e, no último andar, um restaurante bom e um espetacular lugar de happy hour, com a melhor vista de Singapura.
Como tudo é limpo, organizado e, por vezes, um pouco chato, existe um lugar sujo no Raffles Hotel. Este é um hotel superchique e tradicional em Singapura e tem um bar que é o único lugar que se pode sujar. As pessoas comem amendoim e jogam as cascas no chão, por exemplo. Acho que é para se vingarem de toda a limpeza. Mas também tem um pátio muito agradável para uma pausa e uma bebidinha.
O resto é caminhar pelas ruas. Singapura é agradável de caminhar, cheia de restaurantes, etc. Um lugar que vale a pena se conhecer, mas por poucos dias. Até porque é muito quente!!!
Jorge Ilha Guimarães