Dubai é no superlativo.
O Aeroporto é o maior e mais bonito do mundo. O Burj Dubai, que inaugura hoje, é o edifício mais alto do mundo e muito lindo. O Burj Al Arab é o único hotel 7 estrelas do mundo e é impressionante visto de fora. A Sheikh Zayed Road é a avenida com os edifícios maiores e mais bonitos do mundo. O Dubai Moll é o maior Shopping Center do mundo, com inúmeras atrações internas, inclusive um aquário enorme.
Cada bairro nos reserva surpresas agradáveis. Eles são bem diferentes entre si, mas todos são interessantes e bonitos. Em todos podemos observar edifícios lindíssimos, verdadeiras obras de arquitetura. O conjunto visual é único no mundo.
O Creek é o rio que separa a parte velha. É bonito pois tem a cor do mar. É limpo e até os barcos que cruzam o rio de um lado para outro são limpos e não poluidores.
O povo é educado, agradável e fala um inglês fluente e claro. As mulheres vestem desde burca até minissaias. Todos são ricos. Não existem carros feios nas ruas, mas existem todos os fabulosos.
A comida é boa, multirracial, com restaurantes chiques e sempre bonitos.
E tem até praia.
Então, podemos concluir que Dubai é a cidade perfeita ?
A resposta é um grande e sonoro não !
Singapura é assim e tem vida. Dubai é um cenário inimaginável, mas não tem locais de footing, lembrando Brasília. É kitsch, mas perde longe para Vegas. Sua vida é dentro de Shoppings. Somente nos restaurantes de hotéis servem bebida alcoólica. A maioria das praias são privadas e sem bares.
É uma cidade para ser vista e admirada. Para ser fotografada. Para deixarmos nosso queixo cair, olhando para cima, mas Nova York também é assim e tem vida.
Dubai é pasteurizada. É uma ilha de fantasia, sem fantasia.
Minha sugestão seria encher de cassinos, liberar geral desde as burcas, passando pela prostituição, até o álcool, criar calçadões. Há, e no verão,com 45º C, inventar um ar condicionado para as ruas. Mas isto tudo o Sheik e o alcorão não vão permitir.
05 de Janeiro de 2010, num avião da Emirates, indo para a Jordânia.
Jorge Ilha Guimarães