A Grécia é história, é cultura, tem monumentos fantásticos, tem a Acrópole, tem suas ihas paradisíacas. Mas a Grécia dos meus sonhos era melhor do que a Grécia que conheci.
Só fui a Grécia uma vez e nunca mais voltei. Fico sempre pensando: “Todos amam a Grécia, deve ter alguma coisa errada comigo, algo que não consegui captar em minha viagem. Preciso voltar lá um dia”. Mas acabo sempre deixando meu retorno à Grécia para uma próxima viagem.
Atenas
É uma cidade grande, com cerca de 3.500.000 habitantes e fundada em 7000 A.C., ou seja, super antiga.
A Acrópoles de Atenas domina a cidade. Pode ser vista de vários pontos e é impressionante de qualquer lado que a vemos. A noite, sua iluminação a deixa mais bonita ainda. Só a visita da Acrópole já vale a viagem para a Grécia. Foi construída na idade de ouro da Grécia, em 460 A.C. Considerada uma expressão máxima da arquitetura grega clássica. O Partenon é o principal templo, mas existem ainda outros templos, como o Erection e o Niké, bem como seu acesso monumental chamado de Propilea. Ainda existe o Museu da Acrópole, onde se encontram as esculturas do Partenon e outras descobertas de escavações.
Mas existem muitas outras atrações em Atenas:
O Teatro de Dionísio é o mais antigo do mundo, fundado no fim do século 6 A.C. Era usado para representações dramáticas, tão em voga naquela época, para cerimônias oficiais, para assembléias.
Próximo ao local fica o Odeão de Herodes, teatro construído no século 4 A.C. e hoje usado para festivais e concertos.
O Templo de Zeus Olímpico, no centro da cidade, considerado o maior da Grécia antiga. Porem apenas 15 de suas 104 colunas permanecem de pé.
A Biblioteca de Adriano, construída entre 132-134 a.C., mas o que restou da construção foi apenas uma parede.
A Plaka é o bairro mais antigo de Atenas, muito típico, com inúmeras lojas de artesanato e souvenires, restaurantes típicos e belíssimas igrejas bizantinas. É um dos locais para programas noturnos, pois tem muitos bares e restaurantes, alguns com show de música grega ao vivo, onde se poderá ver também shows de dança do ventre.
Afastada da cidade fica o Templo de Posseidon, onde se tem uma belas vistas do mar Egeu.
Você já visitou a Acrópole, os sítios históricos (na sua maioria umas poucas colunas), já esteve na Plaka e viu o Templo de Posseidon, então vá embora!
Na minha visão (que pode estar muito errada), Atenas não é um bom lugar para curtirmos. A comida é horrível, estive desde botecos a restaurantes sofisticadíssimos e sempre foi ruim. A defesa é um peixinho básico, com legumes, se tiver. O povo é horroroso, um monte de ladrões e conversadores. As vezes, até nos divertimos vendo a ânsia de nos “achacarem” dinheiro. Atenas é bonita pelos seus monumentos, mas além do povo, tem um tráfego muito ruim.
Os museus são apenas medianos. Fiquei pensando que, em qualquer dos principais museus do mundo, como o Louvre, British, Hermitage, Metropolitan, existe mais da história grega do que toda Grécia.
Se você ainda não viu uma dança do ventre, poderá vê-las, igual a qualquer outra que já tenha visto, mas terá de passar pelo crivo do “maitre” do lugar que estarás. Fui ver (sim, além de viajante, também sou um turista típico), para ver se seria diferente. Cheguei com minha esposa, após ter feito reserva para o show e para o jantar, e me colocaram numa mesa atrás de uma coluna, de onde não se conseguia ver o palco. Chamei o maitre, dei uma gorgeta (que deve ter sido boa) e imediatamente fomos para uma mesa de pista. Fiquei observando e todos que chegavam iam para aquela mesa, davam gorgeta e…Até que um não deu gorgeja e ficou lá.
Outra história legal: estava num hotel 4*, conhecido, com um restaurante no último andar com vista da Acrópole. Fui jantar lá uma noite para vermos a Acrópole iluminada. O jantar ruim como todos. Quando chegou a conta era 4x maior do que havíamos consumido. Fui discretamente falar com o Maitre, que disse, num inglês perfeito, que teria de pagar, bla, bla, ba. Disse que não iria pagar. Ele começou a falar cada vez mais alto e passou para o Grego, já aos berros. Então passei a berrar com ele em português: ladrão, FDP, sem vergonha, etc. Imaginem a cena: num bom restaurante duas pessoas gritando uma com a outra em línguas diferentes. Todos, no restaurente, haviam parado de comer e olhavam a cena. A maioria rindo. Então ele me puxou para um canto, novamente falando em inglês, e disse: tá bem, aqui está tua conta certa, agora vou mandar esta para aquele casal da mesa 15, pois ele é americano e eles sempre pagam.
Jamais um taxista não tentará roubar você e jamais terá troco para sua nota.
Conheço alguns colegas médicos, que me parecem honestos e comprometidos com uma Grécia melhor, mas todos que lidei como turistas eram vigaristas.
Mas a grécia é linda para a maioria das pessoas.
Agora vamos falar um pouquinho das fabulosas ilhas gregas.
ILHAS
Estive em poucas e não conheci Santorini, Mykonos ou Creta, as melhores.
Era começo de verão e fui conhecer as famosas ilhas gregas. Todas as que conheci são iguais. São ilhas pedregosas, com escassa vegetação, praias sem areia branca, um lindíssimo mar bem azul, com água muito fria. Ninguém tomava banho de mar. As vilas, sempre com casinhas brancas, dando um visual muito agradável. Sempre há uma rua com lojas de souvenir, bares e restaurantes, geralmente perto do porto e a beira do mar. Como em 10 minutos passeamos pela ruazinha, nos resta sentar num bar e beber. Neste momento estamos extasiados com o visual, nos achando pessoas escolhidas. Mas eu não consegui descobrir outra coisa para fazer. Então, 2 horas depois você continua olhando a vista. 3 horas idem, 5 horas idem e, no meu caso, 6 horas depois estou pensando em suicídio (maneira de dizer, é claro!).
Não conheci Mykonos e Santorini, onde existe vida noturna intensa e Creta onde também existe uma rica história. Inclusive tenho uma amiga que disse que moraria em Creta.
Resumindo, a Grécia merece uma visita, mas Istambul é infinitamente melhor que Atenas e as praias da Tailândia, Caribe ou do Brasil são 100 vezes mais bonitas e acolhedoras.
Mas, quando você for a Grécia vai ter de dizer que amou, porque senão vão ficar olhando esquisito para você.
Jorge Ilha Guimarães