O Hawaí é legal. Mas é um estado Americano. O modo de vida hawaiano está quase extinto. Lá, hordas de turistas japoneses e americanos disputam cada espaço dos shoppings centers e das praias. Metade dos turistas são japoneses. A outra metade são de americanos vestidos de hawaianos. É claro que os hawaianos não se vestem tipicamente.
Honolulu é uma cidade extremamente agradável. Suas ruas são bonitas, arborizadas, com muitos parques. Tudo muito florido e com muitos verdes. Caminhar por Honolulu é prazeiroso e suas belezas nos surpreendem a cada instante.
A sua rua principal, chamada Kalakaua, termina na praia de Wakiki. Nela, estão Shoppings Centers modernos, com lindíssimas arquiteturas, sempre com um visual harmonioso em relação ao todo e muita vegetação.
Wakiki é a praia mais famosa do mundo (ou seria Copacabana ?). É muito bonita, mas não é a mais bonita do mundo. Tudo no Hawaí gira em torno do surf e em Wakiki temos uma mega escola de surf. Dezenas ou centenas de alunos vão para o mar. Quase não há ondas. Quando elas vêem, são pequenas, parelhas, constantes e vão rebentar quase na praia. É o paraíso de quem quer aprender. Uma ondinha pequena, redondinha, que leva o aprendiz de surfista até a beira. Os professores ficam em stand ups, grandes pranchas com remo, ao redor dos alunos. Fica um visual bem bonito.
Também têm as canoas típicas dos Hawaianos, bem estreitas, mas com um suporte do lado que as impedem de virar. Pegam onda como os surfistas. Depois voltam remando até o fundo.
É claro que também existem os para-sails, catamarãs, e todas as outras formas de diversão no mar.
Um detalhe interessante é que, na praia, não existem vendedores, bares, serviço de praia, etc. Isto deixa a praia muito limpa, mas ficar numa toalha não é muito bom. E não poder tomar uma bebida fora dos grandes hotéis a beira mar, também não muito bom. Há…, a água, no inverno é fria, muito fria. Refresca ligeirinho.
Mas os verdadeiros surfistas vão para o North Shore. No extremo norte da ilha estão as ondas de verdade, onde são realizados os principais campeonatos do mundo. As praias de Sunset e Waimea são as principais. Estávamos exatamente na época das grandes ondas e lá fomos nós com todos os surfistas para o norte. Mas não fomos felizes. As ondas gigantescas não apareceram. Somente algumas grandinhas, mas que ainda não davam para fazer os grandes “tuneis”.
Para quem é surfista, o Hawaí é o máximo. Para quem não é, o Hawaí é muito agradável, com bons restaurantes, um visual bonito, lindas praias, shoppings maravilhosos, parques lindos e tudo que se espera de um lugar de lazer. Mas cheio de turistas japoneses e americanos vestidos de hawaianos.
Jorge Ilha Guimarães