A escolha dos monumentos finalistas foi baseada em votos pela internet, em que uma mesma pessoa poderia votar várias vezes usando endereços de correio eletrônico diferentes. Um grupo de arquitetos liderados pelo ex-diretor geral da UNESCO, Federico Mayor, coordenaram as escolhas.
Mas, este concurso não possui sequer o apoio da Unesco, que apontou a falta de critérios científicos para a escolha das maravilhas, destacando o caráter informal e recreativo do concurso, que não foi levado em consideração pelas instituições mundiais. Mas a lista existe e continua sendo divulgada.
Vamos fazer uma análise desta lista que é de 8 maravilhas e não 7, bem como das demais que receberam votos dos internautas.
– Pirâmides de Gizé no Egito. A 8ª maravilha (ou 1ª), considerada uma maravilha honorária, é a única maravilha do mundo antigo que restou no mundo moderno. É inquestionável em qualquer lista que se faça. As pirâmides são impressionantes e sempre ficamos pensando como sua construção foi possível.
– Grande Muralha da China – Também inquestionável em qualquer lista que se faça. Consegue ser visualisada de aviões em grandes altitudes e até mesmo do espaço. Mede 8.850 quilômetros na totalidade e tem aproximadamente 7 metros de altura. Sua construção, com finalidade de proteção militar, iniciou-se antes da unificação do Império Chinês, por volta de 221 a.c. No século 16, ao redor de 1664 perdeu a sua função estratégia, vindo a ser abandonada. No século XX, na década de 1980, o governo chinês considerou a Grande Muralha como símbolo da China, fazendo uma grande restauração em diversos trechos. Podemos visitá-la em vários locais e nelas caminhar por muitos quilômetros .
– Petra na Jordânia – Esta também estaria na minha lista. É impressionante. Na entrada percorremos 2 km descendo lentamente num desfiladeiro super alto, com suas paredes em cores variadas, num trajeto encantador. Subitamente ficamos frente a frente com o Tesouro, que é a construção principal de Petra. É de tirar o fôlego.
Petra fica na região do Mar Morto. É um conjunto arquitetônico composto de várias construções escavadas nas rochas, formando uma verdadeira cidade, com 13 km de extensão, contando ida e volta. Precisamos de um dia para visitá-la com calma.
Foi construída no ano 1.200 a.C. No ano 63 a.C. foi anexada ao Império Romano. O estilo arquitetônico é helenístico, isto é grego com influências orientais.
– Coliseu de Roma – Este não estaria na minha lista. É uma construção que todos conhecemos e impressionante, encravada no coração da Roma moderna. Mas existem outros coliseus pelo mundo, menores, mas mais conservados, como os Coliseus de Arles na Provence e de Pula na costa da Croácia. Também muitas outras construções poderiam rivalizar com o Coliseu, como a Acrópole de Atenas ou o Angor Wat no Camboja.
– Chichén Itzá no México – é a maior capital Maya pré-hispânica e a mais importante. Foi fundada no ano 435 a.C.
Situada na Península de Yucatan, há 200 km da praia de Cancun. É uma cidade inteira e bem conservada, com cerca de 20 km2, no meio da selva tropical. Nela logo se destaca a Pirâmide de Kukulkán, que é o símbolo do local. Mas existem muitas outras atrações em Chichén Itzá. O Templo dos Guerreiros e, ao lado, o conjunto das 1000 colunas impressionam quase tanto como a Pirâmide. O campo de futebol também está bem intacto. Segundo a lenda, a bola com que lá disputavam-se as partidas era a cabeça dos adversários e o time que perdia cometia suicídio coletivo.
– Machu Pichu no Peru, é outra maravilha indubitável. É fantástico e o lugar onde está inserido é estonteante. Trata-se de uma cidade inteira, bem conservada, no pico de uma montanha poderosa, com um visual impressionante das montanhas vizinhas. Também chamada “cidade perdida dos Incas”, é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba.
Todo o passeio é muito agradável. Começamos em Cusco, parada obrigatória para quem vai a Machu Pichu. Cusco é uma pequena cidade colonial, típica e bonita, agradável, com uma ótima culinária. Lá comemos lhama e quinoa.
Muito interessante é o soroche, o mal estar e cansaço que sentimos nas altitudes. Quando cheguei em Cusco nada senti e achei que o tal do soroche fosse história. Aí saí para caminhar e 5 quadras depois estava cansado e 10 quadras depois tive de sentar num bar para tomar uma coca-cola porque não conseguia mais caminhar de tão cansado. Mas a notícia boa é que Machu Pichu é 1000 metros mais baixo que Cusco e lá o soroche não pega.
Em Cusco se pega um trem que passa pelo Vale Sagrado dos Incas até Ollantaytambo, outro sítio arqueológico de grande interesse. Pode se parar alí um dia ou seguir direto para Cusco. Toda a viagem dura 4 horas, mas numa paisagem muito bonita.
Chega-se na vila de Águas Calientes e lá se pega um pequeno ônibus para subir a montanha onde está Machu Pichu. É o único meio de subirmos a montanha (quer dizer, também dá para se subir a pé, mas…, não é para mim). São 30 minutos de uma espetacular subida, que vai aumentando a expectativa para o que vamos encontrar.
– Taj Mahal
O Taj Mahal é um monumento espetacular e está em todas as listas das maravilhas do mundo. Em verdade é uma tumba, como são muitos dos monumentos mais bonitos da Índia. É um monumento sem igual, de mármore branco e decorado com Jade e cristal da China, Turquesa do Tibet, Lapis Lazulis do Afeganistão, Ágatas do Yemen, Safiras do Ceilão, Ametistas da Pérsia, Corais da Arábia Saudita, Quartzo dos Himalaias, Ambar do Oceano Índico. Este Palácio está em um jardim simétrico, tipicamente muçulmano, dividido em quadrados, ladeados por ciprestes e canais que refletem a sua imagem.
Mas o Taj Mahal representa uma ode ao amor. Um príncipe chamado Kurram se apaixounou por uma princesa aos 15 anos de idade, mas precisou esperar 5 anos, durante os quais não se puderam ver uma única vez, para o casamento que teve lugar do ano de 1612. O Príncipe, foi coroado em 1628. Mas sua princesa, agora rainha, morreu aos 39 anos de idade ao dar à luz o 14º filho, em 1631. O Imperador ficou tremendamente desgostoso e inconsolável e chorou a morte da rainha durante 2 anos.
O Taj Mahal foi construído para ser o túmulo de sua amada e foi inaugurado em 1648.
O Taj Mahal está situado em Agra, uma das mais feias e sujas cidades da Índia, porém rica em monumentos, como o Forte de Agra, Jama Masjid, Tomb of Marian-uz-Zamani, Tomb of Itimad-ud-Daulab.
– Cristo Redentor é a nossa maravilha. Visto da maior parte do Rio de Janeiro, faz parte de qualquer cartão postal da cidade maravilhosa. A subida para o Cristo Redentor é muito bonita, principalmente quando pelo trem com correias e a vista do Rio de Janeiro lá de cima é espetacular. Também aquela imensa estátua impressiona (um pouco). Mas, não estaria na minha lista das maravilhas do mundo.
Jorge Ilha Guimarães