Budva
É uma cidade murada, lançada sobre o mar, bem preservada, com lojas, bares, restaurantes, etc. Mas o seu melhor é uma grande e bonita praia com quase 3 km de extensão na frente de quase toda a cidade, tornando-a o principal local de férias e lazer em Montenegro.
Esta praia tem um passeio que a acompanha em toda a sua extensão, com restaurantes e bares. Em frente tem uma enorme marina, com barcos de tudo que é tipo e locais de onde saem as excursões às praias e ilhas vizinhas.
Toda a extensão é arborizada e preservada de construções.
No momento existe um grande boom imobiliário com construções de grandes hotéis e prédios e, com certeza, em poucos anos, este será um balneário completamente na moda.
Já hoje vemos para-sails, dezenas de jets skis para alugar, serviço de praia e tudo que uma boa praia oferece.
Esta praia termina na cidade murada, aumentando a beleza local.
No outro lado da cidade murada tem um caminho pelas rochas que vai terminar numa lindíssima praia cujo único acesso é este.
Costa de Montenegro
Quando se vem da Croácia o início da estrada não é pela costa. As belezas iniciam quando já estamos próximos a Budva. Antes de Budva, há uma grande baía que é o cartão postal de Montenegro que é de uma beleza indescritível. Há uma pequena estrada que da a volta na baía, juntinho do mar. Imediatamente, no outro lado, está uma cadeia de montanhas gigantesca. De todas as maravilhas que vimos é o local mais bonito. A volta nesta baía, vindo de carro e desnecessária para a ida a Budva e dura cerca de 2h, para fazer os seus 60km. Mas e imperdível e será uma visão inesquecível para o resto de nossas vidas.
Montenegro, o País.
E belíssimo, com uma beleza ainda bastante natural. É um País que está se descobrindo, a caminho de entrar para a Comunidade Européia e já adotando o Euro como sua moeda oficial.
No entanto, é mais pobre do que a Croácia, com estradas não tão boas, muitas obras por todo o lugar. Como o tráfego é realizado pela única estrada, esta vira a rua de trânsito. Muita poeira de cimento e obra por todo o lado. Sem contar caminhões de obra, tratores e coisas assim. Seu trânsito fica infernal, exasperante.
Se o povo da Croácia é aberto, simpático e comunicativo, o povo de Montenegro é mais fechado, mas educado no trato com o turista. E absolutamente corrupto. Nos pediram dinheiro na fronteira. A polícia fica atacando os carros de turista para extorquir dinheiro e não é pouco. Começam com a ameaça de prender o carro, passaportes, etc e multa de 3000 euros. Sim, não me enganei.
Como a velocidade é de 30 a 50 km e nunca se pode ultrapassar, tem de se viajar neste país com todo o cuidado e paciência. A fabulosa baía e a bela Budva valem o esforço.
Outra coisa estranha para nós foi a forte influência da Russia. Todos os cardápios começam com uma versão em Russo. Existem mega empreendimentos sendo construídos e com anúncios somente em Russo. O jornal local e escrito metade em Russo.
Os turistas que identificamos eram alemães, austríacos, russos e franceses. Na Croácia eram italianos e americanos.
Achamos o passeio a Montenegro imperdível, apesar do ranço comunista. Como não há possibilidade de não se ir de carro, deve-se ter toda a atenção com as regras de trânsito locais e andar com toda a paciência possível. Mas, apesar das extorções, vale a pena.
Jorge Ilha Guimarães